O nível de desempenho é bastante grande em função da forma de montagem e dos materiais empregados: número de placas, dimensão das estruturas e incorporação eventual de isolantes. Seu uso é exclusivo para paredes internas: de distribuição, separativas de apartamentos e técnicas.
O baixo peso das paredes de gesso acartonado permite a redução das fundações e estruturas nas construções. Uma parede simples pesa em torno de 25kg/m2.
Com espessuras menores do que as paredes convencionais, as paredes de gesso acartonado trazem um ganho considerável de área útil por unidade. Num apartamento de 100m2, pode se chegar a 4% de ganho de área útil.
Com planos lisos e sem juntas aparentes, as paredes de gesso acartonado podem ser retas ou curvas e ainda receber qualquer tipo de acabamento: pintura, papel de parede, azulejo, mármore ou fórmica.
Forros horizontais ou inclinados, com sancas trabalhadas, forros em relevo, em arcos ou abobadados, artesanais e qualquer outra forma especial fora de padrão, são realizáveis com o sistema de gesso acartonado.
As paredes de gesso acartonado são adaptáveis a qualquer tipo de estrutura: madeira, concreto ou aço e podem atender a qualquer pé direito. Aceitam a fixação de qualquer tipo de objeto.
O espaço interno das paredes de gesso acartonado permite a colocação de lã mineral reforçando a isolação térmica a fim de evitar desperdício de calor. O desempenho térmico das paredes é expresso em K.
O desempenho acústico das paredes de gesso acartonado atende as mais exigentes especificações, podendo ser melhorado acrescentando-se mais placas ou lã mineral em seu interior. O desempenho acústico é dado em R (dB).
Graças a característica das placas de gesso acartonado (20% de seu peso é água), as paredes tem excelente desempenho quanto a resistência a fogo.
As paredes de gesso acartonado são práticos na montagem e facilitam também as instalações hidráulicas e elétricas.
Os produtos são garantidos por controles de qualidade internos e ensaios realizados em laboratórios internacionais.
Os Revestimentos são utilizados para: – Dar um acabamento a uma parede de alvenaria bruta ou em mal estado; – Melhorar os índices de vedação térmica; – Melhorar os índices de vedação acústica.
Superfícies planas, lisas e sem juntas aparentes, os revestimentos podem receber qualquer tipo de acabamento e decoração.
Para recobrir instalações aplicadas junto as alvenarias, sem enchimentos ou engrossamento das massas e com maior rapidez.
Os revestimentos permitem evitar o desperdício de calor ou reduzir o custo com refrigeração.
Os revestimentos são excelentes para a isolação acústica e podem ser melhorados quando associados a mantas de lã mineral constituindo o sistema “massa-mola-massa”.